domingo, 30 de agosto de 2009

Outra sobre cinema

Estava com a vida tão corrida que me esqueci de comentar: assisti ao Ensaio Sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles. O filme é ótimo. Estou louca para ler o livro.
E o making of que está passando na rede Telecine também é muito bom. Do que somos capazes se nos tiram o chão? Até onde vai a nossa civilidade? São algumas das questões lançadas pelo filme.

E gostei como cinema, também - a luz, os enquadramentos, tudo contribui para contar a estória. Existem livros que descrevem a cena tão ricamente que a imagem está lá, traduzida em palavras no papel. Não sei se o livro do Saramago faz isso, de qualquer forma a sensibilidade do diretor fala mais alto quando decide como filmar (vide Anjos e Demônios e aquele "estrago" de filme - lembro que quando li o livro há quatro anos, falei pro Mô - isso vai virar filme, o roteiro está aqui. Mas cada um interpreta o que lê de uma forma, né?).
Simplesmente adorei o filme do Meirelles.

E na onda veja o filme e leia o livro, agora estou louca pra ver Tempos de Paz, que é baseada na peça do Bosco Brasil, Novas Diretrizes em Tempos de Paz. E vou ler o texto também, já descobri no Submarino.
Na próxima semana devo estar em Sampa e devo ver o filme. Comento aqui depois.

3 comentários:

  1. Pelo amor de Deus... Você gostou daquele filme??? Que loucura!
    Sem pé nem cabeça: da mesma forma que todo mundo para de ver, volta!!??

    Valeria mais a pena contar a história depois que todo mundo já tinha parado de enxergar... Aí sim tem contexto, mostra do que somos capazes quando perdemos o chão e tal...,pois o começo... pelo amor...!

    ResponderExcluir
  2. Não acho que a explicação de como ocorre a cegueira seja necessária - a reação das personagens diante do ocorrido foi o que mais gostei.

    Pelo menos ficou interessada em ler o livro?

    ResponderExcluir

Leio primeiro, publico depois!