sábado, 24 de outubro de 2009

A lua

Vi a lua ontem... com telescópio montado num parque de Sanca.

A primeira vez que observei a lua com um instrumento foi na escola técnica... usando a luneta do teodolito... aulas de Topografia - salve Big, Big!

O aparelho não era apropriado para tal mas serviu-nos muito bem. Lembro-me que fiquei deitada e algum colega segurou o teodolito sobre mim (sem o tripé, claro!)... aquilo era pesado!

Ontem foi mais profissional, contávamos com o auxílio de alunos da Ufscar e equipamentos adequados. E o efeito surpresa também foi bom... acabávamos a caminhada terapêutica - eu e minha companheira e amiga de andança e de papo - e o pessoal da Ufscar já estava com o circo armado em pleno kartódromo (nosso parque do bairro!). Senti-me como as crianças que logo se juntaram à trupe de astronomia - fascinada.

E hoje, escrevendo aqui, lembrei-me de um momento precioso: meu pai tentando me fazer entender os movimentos de rotação e translação usando pincel de barbear como planeta Terra e uma lanterna como sol. Não lembro o que teria sido a lua...

Sempre fui fascinada pela noite... pela lua... é ela que me faz companhia nas madrugadas criativas ocasionadas pela minha insônia.

Um comentário:

  1. Adorei, adorei!!!! Quando eu crescer vou ser astróloga! (mas não conta para os alunos da ufscar, rsrs)

    ResponderExcluir

Leio primeiro, publico depois!