segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Alô, alô, agora é sério!

"Mostrando a minha identidade,
eu posso provar a verdade a essa gente,
como eu sou da Mocidade Independente"

Segundo fontes seguras (pelo menos até agora!) 2010 terá carnaval em P.G., Magé, RJ, o palco dos mais memoráveis carnavais da minha infância e adolescência.

Fiquei eufórica com a notícia... adorava carnaval. Depois de adulta ainda cheguei a "pular" no litoral paulista com um grupo de amigos por alguns anos. Também foram bons momentos... Merecem um post a parte.

Mas Carnaval em P.G. era o máximo! Fazíamos fantasia, primos e primas brincando na matinê juntos. Em um ano éramos quase dez meninas vestidas de Viúva Porcina - entre primas e colegas. Tia Nilda costurava as fantasias... Teve época de termos uma fantasia para cada dia de carnaval - uma para o domingo, uma para a segunda e outra para a terça-feira.

Nessa época eu me dividia entre a paixão pela Mocidade Independente e minha admiração pela União da Ilha... Na verdade, tirando a Mocidade, eu só torcia mesmo pelo melhor samba-enredo... era o momento de grandes sambas...

Um que me lembro bem, em1985, Ziriguidum 2001, da escola de Padre Miguel, está logo abaixo. Eu estava com dez aninhos...

Desse mundo louco
De tudo um pouco
Eu vou levar pra 2001
Avançar no tempo
E nas estrela fazer meu Ziriguidum
(meu Ziriguidum)
Nos meus devaneios
Quero viajar

Sou a Mocidade
Sou Independente
Vou a qualquer lugar (bis)

Vou à Lua, vou ao Sol
Vai a nave ao som do samba
Caminhando pelo tempo
Em busca de outros bambas (bis)

Quero ver no céu minha estrela brilhar
Escrever meus versos à luz do luar
Vou fazer todo o universo sambar!
Até os astros irradiam mais fulgor
A própria vida de alegria se enfeitou
Está em festa o espaço sideral
Vibra o universo hoje é carnaval
Quero ser a pioneira
A erguer minha bandeira
E plantar minha raiz (bis)


Aliás, nesse carnaval de 1985, não teve samba ruim... era um melhor que o outro. O da Caprichosos de Pilares, inclusive será reeditado em 2010, E por falar em Saudade. O da Mangeuira, Abram alas que eu quero passar, também era lindo.

Quando "crescemos" eu e uma das minhas primas mais chegadas determinamos - não queríamos fantasia, não éramos mais crianças (!!!). E lá foi minha tia costurar conjuntos de bermuda, saia para podermos "pular" o carnaval. E já podíamos ir ao baile à noite... eram bailes de "cor" (azul e branco, vermelho e preto, branco e preto) na sexta e no sábado; no domingo, na segunda e na sexta continuávamos a ir à matinê (que era imperdível) e também íamos ao baile à noite - eram cinco noites e três matinês... Como eu aguentava?

Uma vez, depois de volta de um baile à noite, eu não acreditei: eu estava com uma calça jeans com elastano, super grudada (anos 80! na época, eu podia e me garantia!) e quando fui tomar banho para ir dormir, nunca vi tanto confete grudado no corpo... até hoje não sei como isso aconteceu. Tá eu pulei, sambei, me acabei de tanto cantar e dançar, mas nada justificava aquela quantidade de confete grudado no corpo... foi engraçado!

E tem duas coisas que me fazem recordar aqueles carnavais - duas músicas, na verdade... uma é o hino do Alicerce Futebol Clube (Somos alicerce, alicerce de coração, salve o alicerce, alicerce tantas vezes campeão!, detalhe: nunca vi o Alicerce jogar) e outra é Orquestra dos Bichos (Có có có, có có có có có có có có, A galera explodiu, Foi assim que surgiu, A galinha cantora, Mais famosa do Brasil); nessa última a coreografia do cantor da banda imitando o bater de asas da galinha e todo mundo fazendo igual era hilário! (salve Cadão!)

Então galera, quem estiver a fim de curtir um carnaval daqueles, prepare a fantasia e dirija-se à Cooperativa Pau Grande.

2 comentários:

  1. Tô passada com a sua memória!
    Quase levantei e comecei a dançar: "Có, có có có có... A galera explodiu, foi assim que surgiu..."... :)

    Covardia colocar esse samba da nossa Mocidade, mas lembrei de outro: "... E as paradinhas destes carnavais, sei que ninguém pode se esquecer jamais! Eu sou Independente, sou raiz também, sou Padre Miguel, sou Vila Vintém"...

    Já consegui minhas férias no Carnaval! Você vai, né???

    Vou ligar para as meninas para saber qual vai ser a fantasia, pois não vou deixar o Enzo de fora da turma, não. Quero que ele vá com a mesma fantasia, às antigas!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse é "Vira, virou,a mocidade chegou", de 1990.
    Também é muito bom... E fica a provocação: qual a lembrança mais legal que você tem do carnaval?

    ResponderExcluir

Leio primeiro, publico depois!