quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Esclarecendo post anterior - aquele sobre Edward Cullen

Realmente foi "entre tarefas" meu último post. Vamos aos fatos:

Graças à minha irmã caçula conheci a saga Crepúsculo (Twilight). Confesso que resisti o quanto pude... evitei os livros, desviei do filme... mas na minha última ida a Sampa, em setembro, sofri uma "intervenção" - vi o filme, li, durante a minha estadia de cinco dias, dois dos quatro livros da série e, chegando em Sanca, li os outros dois livros e o quinto volume inacabado (que só existe na net). E então me tornei mais uma das fãs de Edward Cullen, o vampiro "camarada" do livro.

O mais engraçado é que nunca fui muito fã de filmes de vampiro - Drácula de Bram Stoker (1992, F.F. Coppola) é a exceção que confirma a regra... ótima estória, ótimo diretor e elenco que dispensa comentários... Tá bem. Eu também adorei Entrevista com Vampiro (1994, Neil Jordan). Mas passei ilesa pelo casal Buffy, a caça-vampiros do final da década de 90, e seu amado Angel, um vampiro!.

Dessa vez, porém, fui mordida! E como tudo hoje em dia tem desdobramentos mil na net, descobri os tais sites de fãs da saga - como o Foforks e o TwilightMoms - que citei no post anterior. No Foforks, ainda fiz outra descoberta - a fanfic (abreviação de fan fiction, estória escrita por fã que complementa ou modifica livro, filme ou estória em quadrinhos ao qual faz referência - por falta de definição melhor, fico com essa adaptada do wikipedia): há finais alternativos e complementos à saga escritos por fãs e postados em inúmeros sites. Uma coisa que aprendi com Crepúsculo é que site de não-fãs podem ser tão divertidos quanto os de fãs e render produtivas discussões, como no Twilight Haters Brasil - viva a democracia!

Ainda me vi inclinada a dar uma chance à nova leva (ou edição requentada) de contos, livros, filmes e seriados sobre os sugadores de sangue que tentam aproveitar a fase bem sucedida do tema.

Críticas literárias à parte, a maioria dos textos é diversão pura... sem compromisso.

E diversão faz bem...

Por falar em diversão, amanhã é o dia da pré-estréia de Lua Nova, o segundo filme da saga, baseado no segundo livro. Estarei lá!

Um comentário:

Leio primeiro, publico depois!