domingo, 10 de abril de 2011

Farta de semideuses!

Já citei aqui Poema em linha reta, de Pessoa.

Conheci esse poema em uma fase bastante difícil da minha juventude. Em uma época em que sonhava (na verdade, tinha pesadelos) com um professor carrasco de Desenho de Arquitetura, no curso técnico. Depois do curso, comparando experiências com os ex-colegas, soube que não era a única que tinha pesadelos com o "amado mestre".

Nessa última semana, lembrei-me do dito-cujo. Tive raiva de mim mesma por me permitir ser colocada na fragilidade dos meus dezesseis anos.

Depois de respirar fundo e me reconduzir aos meus 35 anos, lembrei-me do meu mantra:

Pessoas podem lhe dizer que não é capaz de algo? NÃO. 
Pessoas podem lhe dizer que não é capaz de algo como forma de incentivo? 1000 x  NÃO!!!

Aí me lembrei da frase que mais gostava do Poema em linha reta - Arre, estou farto de semideuses!

**********

Ouvi de uma professora de grego (formalmente, professora de grego; nas horas vagas mestre da vida) que não é possível ser boa em tudo - a busca pela excelência plena é fadada ao fracasso e à frustração.

Não é a valorização da mediocridade, diletos leitores. A conversa foi bem mais profunda e o espaço/tempo para relatá-la na íntegra aqui é curto.

É a busca pelo seu melhor sem a cobrança doentia que às vezes fazemos pela excelência plena - excelente esposa, maravilhosa mãe, dona de casa exemplar, profissional excepcional, filha perfeita. Se você é tudo isso, parabéns. Se não o é, não se culpe. Busque fazer o seu melhor sem cobranças exageradas e seja feliz.

Don't worry, be happy!

**********

Tem como olhar para a última semana sem lamentar o triste episódio de Realengo?
Além de me sensibilizar por conta da barbaridade do caso, ainda me pergunto como futura educadora Como chegamos a isso?

Tentamos agora, junto com os noticiários de tv, explicar o inexplicável.

Ainda estamos sem saber o porquê da violência às crianças daquela escola.

O que me pergunto é: será que poderia ser evitado e, se sim, de que forma?

**********

Não postei na última quinta, mas sigo firme que conseguirei me impor esse calendário de escrever duas vezes por semana.

Ate quinta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leio primeiro, publico depois!