segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Islã, Lágrimas e Livros

Ontem foi dia de cultura!!! Adoro São Paulo e suas várias possibilidades de ver o mundo.  Aproveitando minha semana de férias aqui, preparei um roteiro cultural intenso.

Ontem me propus ir ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e à Caixa Cultural São Paulo, ambos no centro.

Saímos, eu e tia Nilce (a dos croquetes), de ônibus Eldorado-Praça João Mendes. O ponto final era na Liberdade, quase na praça, onde estava acontecendo a famosa feirinha. Fiquei louca para comer aquelas delícias da culinária nipônica debaixo de uma barraca, sob o sol, naquele burburinho... Adoro! Resisti, porém, e mantive a programação seguindo para o CCBB.

Todos os andares do CCBB estão ocupados pela exposição Islã: Arte e Civilização que com objetos variados conta um pouco da história da civilização árabe-islâmica: diferentes peças formam um rico mosaico de arte e cultura de um período de mais de mil anos .


Há tapetes ornamentais, de oração, páginas do livro sagrado Corão, explicações sobre a escrita (que me fascina particularmente, meu lado Letras), objetos do cotidiano (como um cantil de cerâmica do século XIII), instrumentos musicais, jóias. O que mais me impressionou, além dos painéis sobre a escrita árabe, foram os diversos astrolábios (instrumentos usados para navegação que mediam a altura dos astros em relação à linha do horizonte) - lembrei-me das aulas sobre as grandes navegações, salve as professoras de história! É possível ainda brincar de fazer padrões de estamparia, percorrer mesquitas virtualmente... Muito interessante.

Dali, seguimos para a Caixa Cultural, que já esteve por aqui. Dessa vez, fui à Caixa sem saber da programação. Sempre tem várias coisas acontecendo nesse espaço. Não me arrependi. A instalação Lágrimas de São Pedro, de Vinícius S.A., logo na entrada deu as boas-vindas com lâmpadas cheias d'água, permitindo que a linda imagem nos fizesse pensar - lágrimas em lâmpadas, lágrimas por chuva, chuva de idéias.




Depois fiquei como criança quando vi a excelente Entre Tantos: Geraldo de Barros (a montagem da exposição estava ótima, parabéns aos curadores). A fotografia era a sua arte e a base para tantas outras: servia de suporte para pinturas e colagens (sobre o artista, leia a Enciclopédia Itaú Cultural). O que me fez voltar ao passado foi a instalação montada com monóculos. Para quem não se lembra, logo abaixo tem um. Mais uma história sobre esse saudoso objeto aqui.




Na volta, passamos novamente pela Liberdade e então percebi que em frente ao ponto final do ônibus tinha um sebo. Aberto em pleno domingo. Não resisti e convoquei a tia alérgica a entrar comigo no sonho de consumo de qualquer estudante de Letras (mentira, já gostava de sebo na época de Arquitetura). Fiquei encantada, levemente incomodada com o pó, mas não comprei nada na hora. Prometi a mim mesma voltar sozinha para descobrir com calma todo o seu encanto. Revelo ainda nessa semana mais sobre esse templo do saber (endereço certo, horário de funcionamento, prometo!).

Serviço:
Islã: Arte e Civilização
CCBB - Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
Terça a domingo, 10h às 20h até 27 de março.
Entrada franca

Lágrimas de São Pedro
Caixa Cultural - Praça da Sé, 111 - Centro
Terça a domingo, 9h às 21h até 20 de fevereiro.
Entrada franca

Entre Tantos: Geraldo de Barros
Caixa Cultural - Praça da Sé, 111 - Centro
Terça a domingo, 9h às 21h até 20 de fevereiro.
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leio primeiro, publico depois!