quinta-feira, 24 de março de 2011

Desventuras em série

Neste semestre, decidi aproveitar ao máximo o que me é oferecido pela universidade. Aqui, na UNESP de Araraquara, podemos seguir duas línguas, além da nossa querida língua portuguesa. Então, faço grego pela manhã e francês à noite.

Pareceu-me uma excelente idéia no ano passado. Ontem, tive dúvidas.

Explico: acordo às 5:30h em São Carlos. Se tudo der certo, pego um ônibus às 6:15h para ir até o ponto do fretado que passa às 6:45 e sigo para Araraquara. Às 7:30, já estou sentada na cantina tomando um café levanta-defunto. Observação: as aulas no período matutino só começam às 8:00. Na quarta, tenho aula às 10:00h e na sexta às 8:00.

Pensara: são só dois dias da semana... posso ficar o dia todo aproveitando tudo o que a facul me oferece: biblioteca, laboratório de idiomas, laboratório de informática.

Na realidade, a faculdade está em obras... alguns laboratórios não estão disponíveis, a biblioteca, que ainda está funcionando (as obras dela estão no início), não oferece mais aquele local livre de barulho, e, principalmente, por mais que eu tenha algo a estudar (e sempre há algo a ler e reler), há dias em que nada funciona como deve.

Ontem, por exemplo, saí de casa com a intenção de retornar para o almoço. Há um fretado que sai às 12:15h do campus.

Minhas desventuras, porém, começaram às 6:15, quando saí de casa e percebi que não conseguiria pegar o ônibus até o fretado. Tudo bem, parti para o plano B. Peguei um ônibus até o centro de São Carlos, do centro tomei um até o ponto do fretado. Cheguei a tempo, respirei fundo e achei que esse poderia ser um sinal de um dia de sorte. Ledo engano, diletos leitores.

Entrei no ônibus e pelo caminho percebi que ele estava ficando lotado. Todos no ônibus começaram a ficar tensos. Motivo: quem não é do turno da manhã (oficialmente sou do turno da noite) não tem preferência no ônibus. Sendo assim, se ele lotar, temos de descer no meio da rodovia e esperar um intermunicipal São Carlos-Araraquara. E hoje o ônibus lotou, três pessoas tiveram de dividir assentos. E todos ficamos quietos para chegarmos logo na facul. Um mal-estar generalizado pairava no ar.

Cheguei, tomei meu café, esperei até a biblioteca abrir às 8:00h e fui fazer minha tarefa de grego. Tudo pronto, fui para a aula.

Ao final da aula, empolgada com uma conversa sobre tradução literária com a professora de grego (quando crescer quero ser como ela), perdi a hora e saí da sala às 12:10h... correndo, sofrendo pelo  meu sobrepeso (precisoemagrecerurgentemente.com), avistei ao longe o digníssimo busão. Já não aguentava mais correr, mas não desisti e continuei no embalo de Carruagens de Fogo. Finalmente, próximo ao ônibus, o simpático motorista fez o clássico gesto de "tá cheio!".

Parei de correr e comecei a computar até onde iria meu prejuízo: iria almoçar em casa, agora teria de "bandejar". Iria deixar o material de grego e pegar o de francês, agora teria de xerocar pelo menos os exercícios extras, para não chegar na aula de mãos vazias. Iria passar a tarde lendo, deitada, os textos das aulas de quinta e sexta, agora teria de lê-los na biblioteca.

Pensei: Ah, tudo bem... poderia ser pior.

Será? Tenho o péssimo hábito de me programar, na véspera, para tudo... Mesmo que haja espaço para ações inesperadas, um roteiro me mantém segura... Meu cérebro não funciona bem sem uma lista básica de tarefas. Então, o que aconteceu?

Fiz os exercícios de francês, mas não consegui me concentrar em mais nada... Um sono louco tomou conta do meu ser... A idéia de que só chegaria em casa às 24:00h também me desanimou um pouco.

Desisti e resolvi que garantir as presenças das aulas da noite já seria uma vitória.

Tenho de aprender a viver no improviso... Logo.

 **********

P.S.: Acabei de ver no telejornal que foi aprovada no STF a dança das cadeiras no Congresso Nacional - ex-fichas-sujas, barrados no último pleito, voltaram à condição de fichas-limpas. Tudo pelo respeito à Constituição.

Lembrei-me de uma notícia que li ontem, não sei porquê relacionei com os fichas-sujas, enfim... Nos jornais de ontem, comemorou-se os cinco anos da Dança da Pizza, voces se lembram? Mais aqui.

**********

Sim, diletos leitores, deveria ter postado ontem, eu sei. Acho que quinta, pela manhã, é o melhor dia e horário para as postagens da semana.

Até domingo!

2 comentários:

  1. doida, maluca, doente! assim vou morrer de saudades de vc!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente somos tão frágeis quanto papel em tempos de ventania...Seu post é tão real quanto a vida.Abraço.Byjotan.

    ResponderExcluir

Leio primeiro, publico depois!