domingo, 27 de março de 2011

Sobre o Kid - Cumprindo promessa


Eu realmente não sei quando começou meu amor pelo Kid Abelha.

Nos primórdios, a banda assinava Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. O fato de ter uma vocalista feminina chamava a atenção na cena pop rock nos anos 80. Pipocavam bandas nas rádios, mas pouquíssimas tinham mulheres defendendo os vocais principais. Lembro-me do Kid, do Metrô e Sempre Livre. Alguém aí conhece mais alguma?

Todas queríamos ser Paula Toller. Eu já levava vantagem... já era Paula.

No início, Paula era morena, com uma vozinha rotulada de limitada, mas eu a achava o máximo (simpatia e carisma na dose certa). Como um bom vinho, a voz da Paula melhorou (e muito) com o passar dos anos. Quem duvidar, corra atrás de um cd Kid Abelha Ao Vivo (1986) e compare com o Meio Desligado (1995) ou o Acústico MTV (2002). Sobre a voz de Paula, há uma crítica linda do Eugênio Bucci, do Jornal do Brasil, Paula Toller e sua voz líquida (achei no ótimo site da banda que já elogiei aqui no blog, em Pitada de Melancolia).

O Kid voltou a fazer shows. Falaram sobre isso ontem, no Altas Horas, na Globo. No site oficial da banda, a agenda 2011 já anuncia, para Sampa, show no Credicard Hall no dia 07 de maio.

Para os meus leitores que não viveram a onda dos anos 80, recomendo um passeio pela discografia da banda. Dá para ouvir trechos das faixas, ler as letras e até conferir as críticas da época de lançamento dos discos (algumas bem ácidas). Talvez, ajude a entender essa paixão pelo Kid. Ou não, tudo bem...



Educação Sentimental II saiu no segundo disco da banda, Educação Sentimental (1985). Nesse mesmo disco, havia outra canção com o mesmo nome, do Leoni, daí a razão da numeração. A que toca aqui é assinada por Leoni, Paula e Herbert Vianna (do Paralamas). Eu simplesmente a-d-o-r-o essa música.



Como Eu Quero foi o hino da minha vida sentimental na década. É do primeiro disco, Seu Espião (1984). Sim, eu aos nove anos tinha uma vida sentimental. É a minha favorita da banda. Lembro-me que demorei a entender plenamente a letra (faltava um pouquinho de maturidade, acho). Essa faixa é do Leoni e da Paula.

Super Parênteses! (Aliás, Leoni é um compositor e tanto e eu também gosto muito dele. Deixou a banda, montou o Heróis da Resistência que gravou o primeiro disco em 1986, partiu para carreira solo em 1993 e continua na ativa (confiram o site dele). Atento às novas possibilidades da rede, escreveu um livro Manual de Sobrevivência no Mundo Digital que terá noite de autógrafos amanhã, na Livraria da Travessa de Ipanema, Rio.) Fechando o Super Parênteses!

Tive um certo problema com o Acústico MTV (2002). Não sei se porque havia jurado amor eterno ao Meio Desligado (1995), também acústico. Ou se porque não deu para colocar todos os hits da banda. Demorei a dar chance ao cd. Mas quem resiste à voz de Paula?



Então, que venha Kid Abelha versão 2011. Estou preparada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leio primeiro, publico depois!