quarta-feira, 27 de maio de 2009

As três Marias ou as três de Maria




Ontem, o ciclo de debates sobre arte do Centro Cultural aqui de Sanca recebeu o GUTE - Grupo Urucum de Teatro Experimental. Apresentaram "Maria de Deus". Foi ótimo.

Adoro teatro...e assisto pouquíssimo...

A emoção é imediata. Na peça de ontem, nas nuances de voz da atriz era possível notar a tristeza e amargura da personagem Maria da Terra. As cantigas, lembrando as lavadeiras do Nordeste, pareciam ser mais uma personagem na estória das três mulheres - Maria da Terra, Maria Apaixonada e Maria Mãe.

Depois da peça, o bate-papo com o grupo completou as atividades de ontem. É muito bom ver gente batalhando para realizar seu trabalho - da concepção à montagem tudo é pensado e feito coletivamente. E não é preciso comentar a dificuldade de patrocínio/apoio para as artes em geral.

É um trabalho de formiga, mexer com essa tal de arte - devagar e sempre, coletivamente para ser um pouco menos difícil, tentando levar seu trabalho ao alcance do público.

Voltando à peça, a história das três marias lembrou-me da Triquetra -o símbolo celta que representa as três faces da Grande Mãe - a Virgem, a Mãe e a Anciã, o que, para mim, define a mulher em sua faces ingênua, protetora e prudente, respectivamente.

E pensando bem não somos mesmo assim - essas três faces em uma só criatura feminina?

A peça me fez lembrar também de uma cantiga que faz parte da minha infância - Pedrinha Miudinha. Os figurinos das personagens, as cantigas...


Pedrinha miudinha
Na Aruanda auê
Lajeiro tão grande, tão grande
Na Aruanda auê.
Três pedras,
Três pedras dentro desta aldeia,
Uma é maior, outra é menor,
E a "mais pequena" é que nos alumeia.


A foto é da triquetra que tatuamos - as três filhas de Maria, Pá, Fê e Cá - no ano passado. É a tatoo da "mais pequena".

Ah...Tem mais informações sobre a peça, o GUTE e os encontros no Centro Cultural no Paracatuzum!

Um comentário:

  1. Você acabou de matar uma curiosidade minha:
    "Lajeiro tão grande, tão grande na Aruanda Auê"...

    Menina, vou me cadastrar na comunidade "Trocando de biquini sem parar"...

    Me recuso a falar porque!

    Aqui quem fala é "a menor"!

    :)

    ResponderExcluir

Leio primeiro, publico depois!