quarta-feira, 13 de maio de 2009

O casamento

Ontem no programa da Marília Gabriela, Marisa Orth citou uma frase que já entrou no meu "caderninho" - A diferença entre o casamento e a prisão é que no casamento não basta pensar na própria refeição, é preciso pensar também na do carcereiro.

De uns dias para cá tenho pensado (e muito) sobre casamento - em geral e no meu em particular principalmente. Outro dia, vendo uma das minhas séries, ouvi uma música que há muito tinha esquecido, Everybody's gotta learn sometime - algo como em "algum momento todo mundo tem de aprender". E, num relacionamento, parece que em algum dia (finalmente!) todos aprenderemos.

Aprenderemos que é preciso aceitar as pessoas como são; que é preciso desistir de mudá-las ou moldá-las conforme nosso gosto, que é preciso aceitar o amor como ele é sem menosprezá-lo ou supervalorizá-lo. Aprenderemos que é preciso saber viver com as limitações do outro e com as nossas próprias limitações em aceitar o outro como ele deseja ser.

Também é sábio admitir quando não se está mais disposto a admitir ou aceitar mais nada. É sábio reconhecer a hora do Basta!

Aí me vem essa frase da Marisa...

Costumo dizer que o fim de um relacionamento se resolve com duas coisas: dois dias de lágrimas e um bom corte de cabelo.

O corte de cabelo marquei para a próxima semana. Já as lágrimas estou adiando. Por enquanto.

2 comentários:

Leio primeiro, publico depois!