quinta-feira, 21 de maio de 2009

Feijão Gordo, Dilma e Festa Junina - a semana

A semana foi agitada.

Depois do desabafo da última postagem e de uma reflexão profunda na minha vida, vi-me em um outro estágio. É tão mais fácil quando mudamos o que pode ser mudado e simplesmente aceitamos o que não é possível ser alterado (parece reunião de grupo de ajuda, mas faz sentido). Terminei a semana passada de bem comigo mesma. E em paz com o mundo. E feliz por estar viva e com saúde. E nada melhor para celebrar um bom momento do que ver os amigos.

No último sábado recebemos os amigos pro famoso Feijão Gordo.

Passei o dia comendo e conversando. Comendo e conversando. Foi ótimo.

Pela primeira vez, vimos receita de feijão gordo na net. Tem feijão de tudo quanto é tipo. Algumas são como uma feijoada light - levam quase tudo.

Não sei dar receita, mas vão aí algumas dicas:

Cozinhamos de véspera 1 kg de feijão para seis casais (na pressão com folhas de louro). Reservamos na geladeira.
Cortamos em tiras, também de véspera, 4 maços de couve. Reservamos na geladeira em pote com água.
No dia: fritamos alho, bacon e calabresa e juntamos ao feijão. Temperamos com pouco sal, caldinhos de bacon (2) e pimenta. Para a couve, fritamos alho, cebola e bacon.
Ainda inventei de fazer farofa de verdade (em vez de comprar a pronta) - tentei me lembrar da famosa farofa de alho da minha mãe - manteiga e azeite+alho+bacon+ovo+1kg de farinha de mandioca+pimenta dedo-de-moça (para prestigiar um amigo louco por pimenta).

Das quantidades só me lembro dos quilos - o resto sigo meu senso - dependendo do dia, muito bom.

E aí partimos para a comilança e cervejinha gelada para acompanhar o papo que não estava em dia.
E foi tudo ótimo!!!

**********

Tenho pensado bastante na ministra. Depois de divulgado o câncer ela perdeu a privacidade de vez. E acho que esta é uma das horas em que se prefere ficar com os amigos e familiares, sem muita badalação.
E lá foi ela pro hospital com dor. E segue procissão de repórteres. E se começa a especulação - ainda é candidata? Não é mais a preferida do Presidente?
Até umas semanas atrás se dizia que o Presidente estava fazendo campanha antes da hora, agora se cobra dele posicionamento sobre o assunto. Ainda é candidata?
Por favor! Será que é isso que queremos saber?
A coluna do Diogo Mainardi (Veja) de 6 de maio comentava a dificuldade de se tratar esse mesmo tipo de câncer de que sofre a ministra na rede pública de saúde. Isso me parece uma pauta mais interessante do que a pura especulação se ela é ou não a candidata do "cara".

**********

Estamos pensando em organizar uma festa junina. Ainda não sei qual será o menu, ainda estamos procurando o local para o evento. Já nos foi colocada a condição para o sucesso da festa - freezer para as "geladas". Se tudo der certo será a primeira festa junina que organizo. Estou empolgada.

**********

O corte de cabelo, por questões de trabalho, foi adiado para a próxima semana, sem falta. Sinto-me renovada com um corte de cabelo. É só o que falta para celebrar a nova fase. As lágrimas definitivamente ficaram pra depois (ou quem sabe pra nunca mais, pelo menos pra esse propósito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leio primeiro, publico depois!