terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pitada de Melancolia

Quando morei em Pau Grande (PG), lugarejo pertencente a um distrito de Magé (RJ), na casa dos meus primos, na época da facul de Arquitetura, recebia influências musicais variadas. Com a galera da facul  eu ouvia O Rappa, Farofa Carioca, Skank, além do bom samba e do péssimo funk (peço já desculpas para quem gosta, mas eu não consigo...).

Eu e meus primos íamos aos shows que surgiam nas proximidades - era ainda tempo de axé e sambanejo (grupo de samba+coreografia+rimas pobres). Mas em casa ouvíamos Meio Desligado do Kid Abelha e ...Best II dos Smiths.

(O meu amor pelo Kid fica para um outro post. Aliás o site oficial da banda está muito bom tanto no visual quanto nas informações)

Conheci os Smiths ainda na época de colégio, por conta de um amigo fã do Morrissey, vocalista da banda. Mas somente em PG a admiração pelo grupo inglês virou paixão... Tudo graças ao meu primo Márcio e o seu ...Best II. Era simplesmente o máximo... Eu o ouvia sem parar... Sabe aquele cd em que todas as músicas são excelentes?

Dia desses, estávamos sem TV (a coitada se suicidou depois de 8 anos...) e eu comecei a vagar pelo youtube relembrando esses anos finais da década de 90, época da facul. Fiz Mô, meu namorado quase marido, ouvir comigo várias músicas que eu curtia na época... Dido, The Cranberries, Everything but the girl... quase tudo ele acha droga pesada, como diz. Abre exceção para os Cranberries, mas é só. Então, conversando sobre música, lembrei-me dos Smiths... claro, eles são da época dourada dos anos 80 (época que venero),  mas eu me apropriei mais das músicas do grupo na década seguinte, como já disse.

Para quem foi fã de Legião, como eu, dá para  notar a influência de Morrissey no trabalho de Renato Russo facilmente.

Esse cd saiu em 1992. Eu o resgatei em 1997, 1998, primeiros anos de facul. Eu ouvia faixa a faixa e ainda abusava do repeat.

Voltei a resgatar o cd e ainda gosto dele por inteiro, mas hoje indicaria três faixas: Oscillate Wildly, That Joke Isn't Funny Anymore e There Is a Light That Never Goes Out. A primeira é instrumental e as letras das outras duas são muito boas... um tanto triste... agora estou pensando se eu estava um pouco melancólica na época... Mas são boas canções na minha humilde opinião. Para quem não conhece ou para quem quer recordar:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leio primeiro, publico depois!