segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Reencontros, Festas e Metas

Adeus 2010!

Mais um ano se foi e as metas para o próximo já foram estabelecidas.

Em 2010 Mô (meu namorado, quase marido) e eu estabelecemos que não passaríamos as festas de fim de ano em casa.

Assim, o Natal passamos com a família dele, o Ano Novo passamos com a minha.

Os reencontros com os entes queridos e amigos sempre me fazem bem e com certeza me dá forças para as mudanças pretendidas para a minha própria vida.

Lembrei-me dos tios que se foram - em 2010 perdi três tios - falei da minha nova paixão, a Faculdade de Letras, ouvi sobre as paixões e metas dos outros (o que sempre me faz refletir sobre as minhas próprias metas e paixões).

**********

Sobre os tios que se foram só dá para dizer que o ruim de uma perda de uma pessoa querida é saber que nada mais pode ser feito. Não dá mais para agradecer pelos bons momentos, pelos conselhos dados e aproveitados, pelas histórias contadas e recontadas durante a infância.

Com a reflexão sobre essas perdas lembrei-me de que nada é eterno, tudo é bem mais breve do que imaginamos e que o hoje é a fatia do tempo mais importante - o passado traz boas recordações mas só ajuda nas reflexões, o amanhã é incerto e os objetivos só serão alcançados se alicerçados em atitudes do presente.

**********

Participei ativamente na realização da ceia de Ano Novo.
Como gosto de cozinhar! Deveria cozinhar mais...
Camarão ao Catupiry®, Bacalhau à Portuguesa, Lombinho ao Forno... delícia.

Dediquei-me com afinco ao camarão - receita fácil de resultado surpreendente. Não sei dar receitas, mas seguem as dicas:

- Camarão com casca e cabeça, a quantidade depende do número de porções que se pretende servir mas pode-se partir de 1 kg para cada 4 porções. Se você tem uma tia Nilce, essa é a melhor opção. A tia descasca o camarão e retira as cabeças.

- Cozinhe as cascas e as cabeças com um pouco de sal e ervas, coe e reserve o caldo. Tempere o camarão com alho e pouco sal.

- Com parte do caldo, a tia faz croquetes (como disse em Para quê querer voltar? - Seção Gastronômica, a tia faz croquete até de pedra - esses de camarão ficaram maravilhosos: a massa foi feita a partir do caldo e ela ainda recheou os croquetes com camarão cozido!).

- Numa panela grande frita-se alho em azeite quente. Depois, junta-se a cebola até ficar transparente. Então coloca-se o camarão e mistura-se bem. Junte dois a três tomates picados e deixe cozinhar por dez minutos, juntando o caldo aos poucos. Corrija o sal, se necessário. Isso pode ser preparado com antecedência.

- Na hora de servir, coloca -se o Catupiry® - como fizemos em quantidade usamos toda a embalagem redonda (400g) e um copo de requeijão (para não ficar um creme muito espesso).

- Serve-se com arroz branco e batata palha. Lá na casa de minha mãe comemos tudo misturado. Eu preferi o camarão acompanhado de arroz com brócolis e farofa. Teve gente que comeu o camarão junto com o bacalhau... bem, aí fica a gosto do freguês.

**********

2010 se foi.

2011 vem com renovadas espectativas pessoais e profissionais.

Aos poucos, meus poucos mas diletos leitores saberão quais são as metas para esse novo ano.

Feliz 2011!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leio primeiro, publico depois!